quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Texto de Ana Montoia que trata a Politica de Cotas nas Universidades.

RESUMO:

Este texto que terás o acesso, caro leitor, é um artigo que trata sobre a questão das Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras. O mesmo foi apresentado numa palestra sobre o assunto na UFPB, no ano de 2006. O interessante do texto é que nos faz refletir sobre o debate das Cotas, ao invés de apenas sermos favoráveis ou contrários a essa política de ação afirmativa por parte do Estado, o texto nos remete á uma reflexão, o que, de fato, cabe aos cidadãos, e em especial aos Cientistas Sociais. Não devemos torcer para que as Cotas sejam aprovadas ou não, e sim devemos analisar os argumentos de cada lado e produzirmos uma reflexão á respeito do assunto, dessa maneira o debate público ganhará muito mais que apenas se formos torcedores, como em um jogo de futebol, no qual torcemos para que um ou outro time termine o jogo com a vitória.
É uma leitura bastante elucidativa do ponto de vista teórico, um texto que busca argumentos nas mais variadas áreas (como a filosofia, história, antropologia etc) para defender sua posição, que por sinal é contrária ás Cotas. Porém, á meu ver, é bastante salutar que para que o debate proceda de maneira abrangente e democrática, que se busque um texto que seja á favor das Cotas, preferencialmente um texto que seja bem fundamentado, pois dessa maneira poderemos comparar as duas posições. Brevemente aqui no BlOG PENSARE haverá um texto favorável as Cotas, para deleite intelectual dos leitores.
Claudiovan (Neném)
Ps: Por ser um texto grande não foi postado aqui, aí segue o link no qual está o texto da professora Ana Montoia na íntegra.

Nenhum comentário: